Série de documentários temáticos sobre Educação Patrimonial.

Vermelhos

Com Licença. Pode Entrar... E2

Desafios da Preservação e Desenvolvimento com o Projeto Mina Vermelhos | Juazeiro, Bahia.

Em plena caatinga baiana, a perspectiva de exploração de minérios nas proximidades do Povoado de Vermelhos, em Juazeiro/Ba, renova a esperança dos moradores em um futuro melhor ao mesmo tempo em que impõe ao empreendedor os desafios do desenvolvimento sustentável. Durante a fase de pesquisa arqueológica para o processo de Licenciamento Ambiental, comunidade, pesquisadores e empreendedores são motivados pela equipe do Instituto Habilis a exporem suas ideias a respeito do futuro da região a partir da implantação da Mina Vermelhos.

 

Jaguarari

Com Licença. Pode Entrar... E1

Juntos pelo resgate da história na Área da Mina Suçuarana.

A partir dos principais resultados das Pesquisas Arqueológicas na Mina Suçuarana, município de Jaguarari, Bahia, o documentário registra a participação da comunidade, pesquisadores e empresa no resgate da história local em torno da antiga fazenda.

 

Piragiba

Escavacando uma História

Por volta dos anos de 1970, após uma grande cheia do riacho local, a força das águas surpreende os moradores de Piragiba ao fazer emergir do solo, no centro da vila, uma imensa quantidade de urnas funerárias indígenas muito antigas. No início dos anos 90, uma equipe de arqueólogos da Universidade Federal da Bahia é acionada para examinar os achados. Segue-se daí uma série de descobertas acerca das mais remotas ocupações humanas na região, da história da vila, bem como do cotidiano dos moradores de Piragiba.

 

Escavação

Lagoa da Velha: um registro de escavação arqueológica

Situada em Morro do Chapéu, a cerca de 400km da capital da Bahia, Lagoa da Velha corresponde a uma área bem delimitada que reúne um conjunto original de locais arqueológicos de pinturas rupestres. Sua importância vem sendo gradativamente relevada com as crescentes pesquisas realizadas no local.

 

Complexo Serra das Paridas: registro da escavação arqueológica

O Complexo Arqueológico Serra das Paridas foi descoberto por catadores de mangaba após incêndio florestal na Chapada Diamantina em 2005. A "Pedra Escrevida", como assim se referiam ao Complexo, foi analisada pelo professor e pesquisador Carlos Etchevarne, do Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na ocasião, eles comprovaram a veracidade dos rupestres desenhos, bem como iniciaram os trabalhos de escavação no local.

 

Sítio do Mato - Bahia

Onde for Sítio, há sitios - Parte 1

Apresenta um panorama dos grupos humanos que habitavam o Brasil antes da chegada do colonizador europeu. Destaca ainda o papel das pesquisas arqueológicas no cotidiano de uma comunidade em geral, bem como no contexto de Sítio do Mato (oeste baiano), em particular.

 

Onde For Sítio, há sítios - Parte 2.

Descreve os trabalhos arqueológicos realizados em Sítio do Mato, bem como apresenta um panorama acerca dos grupos humanos (indígenas) pré-coloniais que habitavam a região. Apresenta ainda os trabalhos de restauração das urnas funerárias encontradas.

 

Onde for Sítio, há sítios - Parte 3.

O papel do patrimônio histórico-cultura para as comunidades envolvidas e os dilemas da preservação e manutenção em Sítio do Mato.

 

Itatim

Trilhos e Trilhas - Abertura

Apresentação do documentário sobre Itatim.

 

Trilhos e Trilhas - Parte 1

Breve história de Itatim.

 

Trilhos e Trilhas - Parte 2

Turismo, Cultura e Arqueologia em Itatim.

 

Trilhos e Trilhas - Parte 3

Patrimônio histórico e cultural de Itatim.

 

Trilhos e Trilhas - Parte 4

Mensagens para o futuro, expectativas e projetos para a Cidade de Itatim.

 

Circuitos Arqueológicos

 

Vila do Ventura

Este brevíssimo vídeo pretende ilustrar todo o percurso do Circuito Arqueológico em torno da Vila do Ventura, Morro do Chapéu.

 

História, Cultura e Patrimônio: a voz da comunidade da Chapada Diamantina

Primeira Fase do projeto de construção dos Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina.

 

Pinturas e Gravuras Rupestres

Palmeiras

Pinturas Rupestres em Palmeiras. Programa de Identificação, Proteção e Gestão de Sítios Arqueológicos da Chapada Diamantina, Bahia. Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica. Coordenação Carlos Etchevarne.

 

Morro do Chapéu

Pinturas Rupestres em Morro do Chapéu. Programa de Identificação, Proteção e Gestão de Sítios Arqueológicos da Chapada Diamantina, Bahia. Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica. Coordenação Carlos Etchevarne.

 

Lençóis

Pinturas Rupestres em Lençóis. Programa de Identificação, Proteção e Gestão de Sítios Arqueológicos da Chapada Diamantina, Bahia. Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica. Coordenação Carlos Etchevarne.

 

Iraquara

Pinturas Rupestres em Iraquara. Programa de Identificação, Proteção e Gestão de Sítios Arqueológicos da Chapada Diamantina, Bahia. Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica. Coordenação Carlos Etchevarne.

 

Brotras de Macaúbas

Pinturas Rupestre em Brotas de Macaúbas. Programa de Identificação, Proteção e Gestão de Sítios Arqueológicos da Chapada Diamantina, Bahia. Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica. Coordenação Carlos Etchevarne.

 

Projeto Pintura Rupestre - Apresentação

Apresentação do Programa de Identificação, Proteção e Gestão de Sítios Arqueológicos da Chapada Diamantina, Bahia. Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica.