Algumas das principais atividades desenvolvidas pela equipe do IH.

 

Licenciamento Patrimonial

Em 17 de dezembro de 2002 o Ministério da Cultura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), instituiu a Portaria nº 230. Esta portaria define as diferentes fases de execução dos trabalhos arqueológicos realizados precedendo os empreendimentos que causam impactos ambientais, determinando as necessidades a serem atendidas e os resultados a serem alcançados em cada momento do trabalho.

 

Educação Patrimonial

A experiência acumulada de iniciativas bem-sucedidas bem como o alinhamento com preceitos extraídos das reflexões de educadores e profissionais das ciências humanas permitem identificar certos princípios norteadores que amplificam a eficácia do reconhecimento e da apropriação dos bens culturais e, por conseguinte, a relevância da implementação dos vários instrumentos legais de proteção do Patrimônio Cultural. (IPHAN. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processo. Brasília, DF: IPHAN, 2014. p. 19).

 

Consultoria e Perícia em Arqueologia 

Consultoria e Perícia Técnica em Arqueologia. Além de projetos de escavação, mapeamentos arqueológico, inventários técnicos, identificação e salvamento de sítios arqueológicos, construção de banco de dados, dentre outros.

 

Produção de Audiovisual

Elaboração e produção de audiovisuais artísticos, documentais, publicitários ou institucionais para a veiculação em diversas mídias, como cinema, internet, tv aberta e a cabo e circuitos fechados de programação. O Instituto Habilis planeja e executa todo o processo de criação, desde o roteiro, cenografia, fotografia, iluminação, animação, edição, direção, sonorização e finalização. Realizamos ainda o registro da produção audiovisual nas entidades reguladoras nacionais, bem. Atualmente, nos dedicamos a produção de documentários nas diversas áreas da arqueologia e educação patrimoniais.

 

Mais informações, contate-nos.