Em plena caatinga baiana, a perspectiva de exploração de minérios nas proximidades do Povoado de Vermelhos, em Juazeiro/Ba, renova a esperança dos moradores em um futuro melhor ao mesmo tempo em que impõe ao empreendedor os desafios do desenvolvimento sustentável. Durante a fase de pesquisa arqueológica para o processo de Licenciamento Ambiental, comunidade, pesquisadores e empreendedores são motivados pela equipe do Instituto Habilis a exporem suas ideias a respeito do futuro da região a partir da implantação da Mina Vermelhos.

Documentário

Galeria

Veja aqui as fotos das sessões de exibição oficial do documentário no município de Juazeiro e Curaçá, Bahia.

Clique aqui para mais informações.

Juntos pelo resgate da história na Área da Mina Suçuarana.

A partir dos principais resultados das Pesquisas Arqueológicas na Mina Suçuarana, município de Jaguarari, Bahia, o documentário registra a participação da comunidade, pesquisadores e empresa no resgate da história local em torno da antiga fazenda.

Galeria

Veja aqui as fotos das sessões de exibição oficial do documentário no município de Jaguarari, Bahia. Foram três sessões, respectivamente, na Comunidade de Sussuarana, no Distrito de Pilar e na sede municipal de Jaguarari.

 Clique aqui para mais informações.


No II Seminário de Arqueologia de Sobradinho, ocorrido no dia 17 de maio de 2015,  foi apresentado o contexto das pesquisas realizadas na região do Submédio São Francisco onde há evidências de ocupação pré-histórica há mais de 15 mil anos. O Evento faz parte de uma das ações previstas no Projeto de Resgate, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na Área de Implantação da Mina Suçuarana, em Jaguarari, Bahia, desenvolvido pela equipe de Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em parceria com a Mineração Caraíba SA, o Instituto Habilis, a Fundação SOS São Francisco e a Prefeitura Municipal de Sobradinho

O Seminário foi destinado à comunidade em geral e visa atingir uma parcela significativa e representativa da população, principalmente os professores, estudantes, líderes comunitários, bem como as instituições que desenvolvem trabalhos nas áreas ambientais e culturais.

Clique aqui para abrir a galeria de fotos.

 

Topo